Como escrever bem em um blog mesmo que você seja um novato?!


Oi gente! Vi esse texto no entenda web, que aliás, merecem todos os créditos possíveis por este maravilhoso texto, que é super interessante e útil e, como eu sei que o blog é visitado por muitas blogueiras, achei legal postar aqui também. 






  • Qual é um dos desafios mais difíceis que um blogger enfrenta?

Além de outras atividades como promover o blog, publicidade, conexão, trabalho de SEO, entre outros, um blogueiro deve criar conteúdo com qualidade e de uma maneira consistente para o seu blog.

Os blogueiros mais experientes conseguem escrever artigos de alta qualidade, basta observar o conteúdo dos principais grandes blogs. Se formos investigar a razão por trás disso perceberemos que esses blogueiros melhoraram sua escrita e habilidade de marketing de conteúdo ao longo do tempo, através de leitura, estudo e prática.

Para um blogueiro novato a criação de conteúdo pode ser um duro, mas delicioso, desafio. Neste artigo irei abordar métodos simples para escrever ótimos artigos e você poderá utilizá-los, mesmo que seja um novato. Vamos começar então?

  • Identifique o que os seus leitores querem.

Irei lhe fazer uma pergunta: Para quem você está escrevendo em seu blog? Não me responda que para "leitores", tente ser mais preciso com o "tipo" de leitores. É preciso você identificar o seu público alvo, o campo de interesse ou um nicho. Crie um personagem para o seu público alvo, uma pessoa virtual.

Sempre que você for escrever um artigo, fale com este personagem, escreva para ele, desta forma seu conteúdo fica mais direcionado. Antes de escrever para o personagem descubra que assuntos lhe interessa, caso contrário você irá desperdiçar seu tempo e seu esforço.

Este é o principal erro que a maioria dos novatos comete e a principal causa de desmotivação que fazem com que iniciantes desistam, porque não vale a pena se esforçar para escrever conteúdo que seja interessante para você, mas que não é procurado por ninguém.
  • Escreva da melhor forma possível.

Escrever é um exercício, não é muito agradável no início, mas com o tempo e com a prática vai ficando bem mais interessante. Para você chegar "lá" será como malhar em uma academia, você precisará se exercitar bastante. Vai doer no início, mas com o tempo você irá querer fazer mais, ir mais adiante, colocar um pouco mais de "peso".
Não se desanime se não conseguir boa qualidade em seus primeiros artigos, continue a escrever e você verá gradativamente os resultados.
Uma boa dica é agendar para escrever pelo menos 750 palavras todos os dias.
Não desista, escreva um monte. Continue escrevendo para "malhar" os músculos de cérebro para tornar o processo muito mais fácil para você.




  • Acredite em você mesmo.
Isso mesmo! Faça com que você acredite que é um grande escritor, que poderá escrever artigos incríveis e que não é novato nesta coisa de escrita. Fazendo isso você aumentará sua autoconfiança que, por sua vez, acenderá a chama de sua criatividade.
  • Alimente seu cérebro.
Sempre quando vamos fazer uma refeição costumamos comer algo como entrada. Então se queremos criar conteúdo interessante nosso cérebro precisa de uma entrada e se ela for de boa qualidade com certeza nos ajudará a construir um conteúdo de boa qualidade.
O que quero dizer com isso? É muito importante para um blogueiro, seja novato ou expert, ler regularmente. Subscreva um punhado de bons blogs, mas não vá se atirando e assinando cada blog que encontrar. Lembre-se que a qualidade de sua produção depende diretamente da qualidade de sua entrada.
  • Conquiste o seu leitor.
Quando for escrever um artigo não tente agradar a si mesmo e, nem mesmo, aos motores de busca concentrando-se na otimização do conteúdo. Em vez disso concentre-se em escrever para que as pessoas sintam prazer em ler o seu artigo. São seus leitores que darão sucesso ou quebrarão o seu negócio, são eles que fazem negócios com você, que confiam em você e apreciam o seu trabalho, que ajudam a divulgar os seus textos e a vender o seu peixe.

Certifique-se de que ganhará o coração de seu leitor, que eles se sintam em casa quando estiverem em seu blog, deixe-os à vontade dizendo o que eles querem.

Não estou aqui querendo dizer que deve esquecer totalmente os motores de busca, tente fazer uma conciliação entre as pessoas e os motores.

Faça um esforço para responder a qualquer questão feita nos comentário do seu blog e, até mesmo, em outras mídias sociais como o Facebook, Google+ ou o Twitter. Não precisa ser um "puxa-saco", basta ser útil.

  • Seja feliz.
Escrever no blog é um dos aspectos mais importantes para o blogueiro, mas este processo não deve se tornar uma tarefa tediosa e sacrificante. Deve sim ser o contrário.

Praticando a sua escrita você irá naturalmente otimizar o seu post para os motores de busca, fazendo um trabalho de SEO. Lembre-se que estes, assim como os seus leitores, amam conteúdo útil, único e bem escrito." 

Meninas, espero que tenham gostado. Eu particularmente achei que são boas dicas e que vão ajudar muito aqui no rendimento do blog, e espero que ajude no de vocês também. Beijos!

 http://www.entendaweb.com

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas... Aqui é Laert do Entenda Web. Parabéns pelo blog, capricharam no design, está muito interessante.

    Obrigado por citarem a fonte original do artigo, blogueiras sérias trabalham assim!!!

    Não me importo que copiem o artigo, desde que façam como vocês, agindo com profissionalismo, responsabilidade e respeito.

    Parabéns e até uma próxima.

    Entenda Web

    ResponderExcluir